• Preciso de me juntar a uma igreja [denominação]?
  • A: Quando sinceramente aceitamos Jesus como nosso Salvador tornamo-nos parte da Sua igreja, a igreja de Jesus Cristo (o conjunto ou o corpo, de todos os Cristãos). Essa é a real e verdadeira Igreja. Poderemos confraternizar com outros cristãos para nos fortalecermos e encorajarmos, mas não é imperativo que nos juntemos a qualquer denominação em particular. Talvez nem sequer exista uma aonde vivemos. Nesse caso, poderemos até começar a nossa própria igreja com vizinhos e amigos. É isso mesmo o que fazem muitos cristãos na China. Há milhares de igrejas a surgirem por todo o lado. São chamadas de 'house churches' (igrejas no lar). É um movimento que desafia velhos conceitos e tradições. Produz bons frutos e Jesus está entre eles. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio dêles" [Mateus 18:20].
    Lembre-se que, seja qual for a sua decisão, o que mais precisa, acima de tudo, é da Palavra de Deus para crescer como cristão..
  • Eis aqui um sermão sobre esse tema dado há mais de 100 anos:

  • A verdadeira Igreja - Por J.C. Ryle D.D. (1816-1900)
  • Você pertence à verdadeira Igreja; a igreja sem a qual não existe Salvação? Não, não pergunto aonde você vai aos Domingos, só pergunto "Você pertence à unica e verdadeira Igreja ?"
  • A única e verdadeira igreja é composta por todos os que acreditam no Senhor Jesus Cristo . É composta de todos os eleitos de Deus - todos os homens e mulheres convertidos, todos os cristãos. Em qualquer pessoa em que discernimos a eleição de Deus Pai, a esparção do sangue do filho de Deus, a obra santificadora do Espírito de Deus. Nessa pessoa está um membro da verdadeira Igreja de Cristo.
  • Aonde está tal única e verdadeira Igreja? Como se define essa única e verdadeira Igreja? Quais são as marcas que identificam esta única e verdadeira Igreja? Bem poderá fazer tais perguntas. Dê-me um momemto da sua atenção, e eu providenciarei algumas respostas.
  • É a igreja em que todos os membros têm a mesma marca. Todos nascidos do espírito; todos possuem "Arrependimento para com Deus, fé em nosso Senhor Jesus Cristo," e santidade de vida e de conversação. Todos odeiam o pecado, e todos amam a Jesus. Todos adoram de diferentes modos e formas; uns em forma de oração, outros sem; uns adoram de joelhos, outros de pé ; mas todos adoram de um único coração. Todos são guiados por um só espírito; todos edificam sobre uma só fundação; todos seguem a sua religião a partir de um só livro - a Bíblia. Todos coincidem num centro, Jesus Cristo. Todos, mesmo agora, podem dizer de um só coração: Aleluia; todos podem responder de um só coração e a uma só voz: "Ámen e Ámen."
  • É uma Igreja que não é dependente de nenhum ministro terreno, por mais que se valorize os que pregam o Evangelho aos seus membros. A vida dos seus membros não se baseia na adesão à Igreja e ao batismo e à Ceia do Senhor, embora se valorize muito essas coisas, quando devam ser implementadas. Mas só tem uma cabeça, um pastor, um bispo supremo que é Jesus Cristo. Só Ele, pelo Seu Espírito, procede à admissão dos membros dessa Igreja, embora os ministros possam mostrar aonde fica a porta. Até que Ele abra a porta ninguém na terra pode abri-la, nem bispos, nem presbíteros, nem conferências, nem sínodos. Logo que um homem se arrependa e creia no Evangelho, naquele momento torna-se membro dessa Igreja. Como o salteador arrependido, ele pode não ter oportunidade de ser baptizado, mas ele tem algo muito melhor do que baptismo de água, o baptismo do Espírito. Ele pode não receber o pão e o vinho na Ceia do Senhor, mas come o corpo de Cristo e bebe o sangue de Cristo por fé a cada dia que vive, e nenhum ministro na terra pode impedi-lo. Pode ser excomungado por homens, e afastado das ordenanças exteriores da igreja institucional, mas todos os clérigos do mundo não poderão expulsá-lo da verdadeira Igreja.
  • É uma Igreja cuja existência não depende de formas, cerimônias, catedrais, igrejas, capelas, púlpitos, pias batismais, paramentos, órgãos, fundações, dinheiro, reis, governos, magistrados ou qualquer ato de favor que venham pela mão do homem. Tem sobrevivido e continua a sobreviver depois de todas estas coisas lhe serem retiradas. Tem sido muitas vezes conduzida ao deserto ou a esconder-se em covas e cavernas da terra por aqueles que deveriam ser seus amigos. A sua existência não depende de nada a não ser da presença de Cristo e do Seu Espírito, e estando eles sempre com o Espírito, a Igreja não poderá morrer.
  • Esta é a Igreja a que as Escrituras concedem honra, privilégio e promessas de glória futura; este é o corpo de Cristo, este é o rebanho de Cristo, esta é a família da fé e a família de Deus, este é o edifício de Deus, o fundamento de Deus e templo do Espírito Santo. Esta é a Igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus, este é o sacerdócio real, a geração eleita, o povo adquirido, a possessão de Deus, a habitação de Deus, a luz do mundo, o sal e o trigo da terra, esta é a "Santa Igreja Católica" do Credo dos Apóstolos, esta é a "Uma Igreja católica e apostólica" do Credo Niceno, é a Igreja à qual o Senhor Jesus promete: "as portas do inferno não prevalecerão contra ti" (Mt 16:18), e à qual Ele diz:" Eu estarei sempre convosco... até à consumação dos séculos"(Mt 28:20)."
  • Esta é a única Igreja que possui a verdadeira unidade. Os seus membros estão inteiramente de acordo em todos os assuntos mais importantes da religião, pois todas eles são ensinados por um só Espírito. Sobre Deus e Cristo, e o Espírito, e o pecado, e seus próprios corações, e a fé e o arrependimento, e a necessidade de santidade e do valor da Bíblia e da importância da oração e da ressurreição e do juízo vindouro. Sobre todos estes pontos são de uma só mente. Três ou quatro, estranhos uns aos outros, dos mais remotos cantos da terra, analisados separadamente sobre estes pontos, só têm uma opinião.
  • Esta é a única Igreja que possui verdadeira santidade. Os seus membros são todos santos. Eles não são meramente santos de profissão, santos em nome, santos em acórdão da caridade, eles são todos santos em ato e ação, realidade, vida e verdade. Eles são todos mais ou menos conformes à imagem de Jesus Cristo. Nenhum homem profano pertence a esta Igreja. Esta é a única Igreja que é verdadeiramente católica.
  • Não é a Igreja de qualquer nação ou povo, os seus membros podem ser encontrados em qualquer parte do mundo onde o evangelho seja recebido e acreditado. Não está confinada aos limites de qualquer país ou restringida aos limites de qualquer formato particular ou forma externa de governo. Nela não há diferença entre judeu e grego, preto e branco, Episcopal e Presbiteriano, mas a fé em Cristo é tudo. Os seus membros serão recolhidos a partir do norte, e sul e leste, e oeste, no último dia, e serão de todas os nomes e línguas, mas todos unos em Jesus Cristo.
  • Esta é a única Igreja que é verdadeiramente apostólica. Ela está construída sobre as bases estabelecidas pelos apóstolos, e mantém as doutrinas que pregavam. Os dois grandes objectos dos seus membros são a fé apostólica e prática apostólica, e consideram que quealquer homem que fale de seguir os Apóstolos sem possuir esses dois atributos não é mais do que o som de bronze e címbalo que tine.
  • Esta é a única Igreja que certamente perseverará até ao fim. Nada a pode conquistar por completo e destruí-la. Os seus membros podem ser perseguidos, oprimidos, presos, espancados, decapitados, queimados, mas a verdadeira Igreja nunca será completamente apagada, ela ergue-se novamente a partir de suas aflições, revive no meio do fogo e da água. Os Faraós, o Herodes, os Neros, têm laborado em vão para acabar com esta Igreja. Matam os seus milhares e depois passam e vão para o lugar a que estão destinados. A verdadeira Igreja sobrevive a todos eles e vê serem enterrados cada um por sua vez. Esta é uma bigorna que tem quebrado muitos martelos neste mundo, e vai quebrar muitos mais ainda, é um arbusto que muitas vezes arde mas nunca é consumido.
  • Esta é a Igreja que faz o trabalho de Cristo na terra. Os seus membros são um pequeno rebanho, e em número reduzido, em comparação com os filhos deste mundo, um ou dois aqui, e dois ou três alí. Mas estes são os que agitam o universo, são eles que mudam o destino de reinos com as suas orações, são eles o trabalhadores no activo para a difusão do conhecimento da religião pura e imaculada, que são o sangue da vida de um país, o escudo, a defesa, a ajuda e a esperança de toda a nação a que pertencem.
  • Esta é a Igreja que vai ser verdadeiramente gloriosa no final. Quando toda a glória terrena falecer será apresentada Igreja sem mancha diante do trono de Deus, o Pai. Tronos, principados e poderes sobre a terra serão desfeitos em nada, mas a Igreja dos primogênitos brilhará como as estrelas no final, e apresentada com alegria diante do trono do Pai, no dia do aparecimento de Cristo. Quando as jóias do Senhor forem feitas, e a manifestação dos filhos de Deus tiver lugar, só uma Igreja será nomeada: a Igreja dos eleitos.
  • Esta é a verdadeira Igreja a que um homem deve pertencer para ser salvo. Até que você pertença a esta Igreja, você não é senão uma alma perdida. Uma pessoa pode ter inúmeros privilégios, pode desfrutar de grande iluminação e conhecimento, mas se não pertencer ao corpo de Cristo, essa iluminação, conhecimentos, e privilégios não lhe podem salvar a alma. Os homens fantasiam que ao aderirem a esta ou aquela igreja ou ao serem comunicadores, ou ao desenvolverem certas formas, tudo estará bem com a sua alma. Nem todos eram Israel os que eram chamados Israel, e nem todos são membros do corpo de Cristo os que se professam cristãos. Preste atenção, poderá talvez ser um assiduo episcopal ou presbiteriano, ou independente, ou Batista, ou Wesleyano, ou da irmandade de Plymouth e mesmo assim não pertencer à verdadeira Igreja. E se assim for, melhor seria , afinal, se nunca tivesse nascido.
  • E sobre o Baptismo? Leia