Fé vs. Obras [Esforço pessoal, rituais, cerimónias, etc.] - Qual?

    Fé, é claro!

    Alguém disse uma vez que existem somente duas religiões no mundo: a das Obras, e a da Fé. Há quem diga que de facto só existe uma religião no mundo: a das obras. Fé, é de facto, o fim da religião. 'Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. '.[Efésios 2:8.9]. 'ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.' [Hebreus 11;1]. 'Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.' [Romanos 3:28; 4:5-8; Gálatas 2:16; 3:10-13, 5:2-4]. Deus justifica por graça aqueles que não dependem das suas obras e esforços, mas confiam totalmente no Senhor Jesus Cristo.
    Nas passagens bíblicas acima, de Romanos e Gálatas, Paulo pergunta: Como pode um pecador que é culpado ser justificado perante Deus? Fundamentalmente, Paulo responde que o pecador é justificado pela fé em Cristo, e não pelo mérito das suas obras.
    Alguns clamam que a espístola de S. Tiago apresenta um outro conceito. Tiago 2:24: 'Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. '. Será uma contradição? Nem por isso: Tiago faz aqui a distinção entre dois tipos de fé: Uma real e outra falsa. Como sabemos a diferença, como distinguimos uma da outra?: 'mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. ' [Tiago 2:18]
    No entanto, é apenas pela fé em Cristo (não pelos nossos méritos ou obras) [Tito 3:5] que somos salvos (justificados perante Deus); no entanto, a fé que nos justifica nunca está sozinha (infrutífera, estéril), se é genuína fé.
    Apenas a afirmação mental da verdade do evangelho não é suficiente. Devemos viver por fé. Isso manifesta-se sempre nas boas obras. Boas obras provam que a nossa fé é genuína.
    A verdadeira fé está viva, e manifesta-se nas boas obras; a fé falsa esá morta, infrutífera, meramente assente na doutrina. Boas obras (amor, caridade, etc.) são fruto da fé e não um substituto da fé.
    No entanto, muitas obras religiosas são feitas como substituto, em lugar da fé: rituais, tais como oferecer velas, orações pelos mortos, cerimónias, tradições de todos os géneros, que são manifestações de fervor religioso. É aí que que a fé e as obras se chocam. Essas obras são como tentar construir uma escada para chegar até Deus ... enquanto a fé acredita que foi Deus quem desceu até nós, para nos salvar, na forma do Seu filho, Jesus Cristo.

    Será o Baptismo uma cerimónia ritual, como o casamento?

    Hoje em dia é comum ouvir-se dizer que o baptismo da água é só um testemunho, uma manifestação da nossa salvação - "mais ou menos como as bodas no casamento". Tudo bem, mas isso levanta algumas questões e dúvidas sobre o significado muito mais profundo e eterno da Salvação - vale a pena lembrar que muitas despendiosas e estravagantes bodas acabam por ser um desperdício e não representam o verdadeiro casamento. As estatísticas provam que grande parte dos casamentos acabam por durar pouco e acabam em divórcio. Da mesma forma, muitas cerimónias de baptismo acabam por ser um efémero testemunho da salvação da pessoa. Um maior e mais durandouro testemunho seria o estilo de vida da pessoa e os seus frutos, vivendo com mais santidade e amor cristão - é isso que as pessoas (fora da igreja) procuram e admiram. Por outras palavras, existem muitas outras e mais efectivas maneiras de ser um testemunho cristão, com um impacto muito mais duradouro, do que simplesmente receber o baptismo da água em uma qualquer igreja.
    Além disso, muitas denominações religiosas manipulam o baptismo (da água) requerendo que as pessoas sejam baptizadas na sua denominação, mesmo que já tenham sido baptizadas noutra. Neste grupo incluem-se as Testemunhas de Jeová, Os Mormons, os Ortodoxos e os Baptistas. Isto é iniciação e associativismo, não o tipo de Baptismo que Jesus instituiu!

    Como poso ser salvo [redimido, lebertado do meus pecados]? Ler